| LIVROS | || Albert Camus ||

Albert Camus - O Estrangeiro

19:16M.Autóctone.




Não tinha lido ainda Albert Camus (1913-1960) e digo, excelente!
Essa semana estava na biblioteca da escola que dou aulas, e pesquisando livros para os alunos encontrei "O Estrangeiro" e resolvi ler para sanar esse espaço vazio de ainda não conhece-lo, confesso que fiquei bastante contente o que me levou a ler em seguida outro do Trotsky e Kafka (postei sobre eles em breve).
O Estrangeiro é de 1957 sendo o título original "L'Étranger", segue uma linhagem do absurdo e tenso, um livro estonteando que é impossível parar de ler até o fim das ultimas letras do rodapé, como prova da excelência do livro o grupo The Cure gravou uma musica baseada no livro chamada "Killing an Arab",o mestre cineasta Luchino Visconti rodou um filme em 1967 chamado (evidentemente) Lo straniero (O estrangeiro), alem dos irmãos Coeh com o fabuloso filme "O homem que não estava lá" (esse tem que passar por aqui).
Arthur Dapieve termina seu elogio ao livro com a seguinte frase " Uma espécie um tanto perversa de auto-ajuda." Esse "um tanto perversa" descreve o livro com franqueza e não poderia ser melhor.


Um trechinho do livro:

"Sentia-me agora outra vez calmo. Estava estafado e deixei-me cair sobre a cama. Julgo que dormi, pois acordei com estrelas sobre o rosto. Subiam até mim ruídos campesinos. Aromas de noite, de terra e do sol refrescavam-me as têmporas. A paz maravilhosa deste verão adormecido entrava em mim como uma maré. Neste momento, e no limite da noite, soaram apitos. Anunciavam possivelmente partidas para um mundo que me era para sempre indiferente. Pela primeira vez, havia muito tempo, pensei na minha mãe. Julguei ter compreendido por que é que, no fim de uma vida, arranjara um "noivo",por que é que fingira recomeçar."


Saiba Mais: Albert Camus 1, Albert Camus 2

Saiba Mais: O Estrangeiro

E-book: O Estrangeiro

Compre o livre: A partir de R$ 4,10

You Might Also Like

5 Comentários

  1. Olha, sempre uma surpresa passar por aqui...
    Camus é fantástico - poético e cruel. Bom que gostou, vale ler também "A Peste". Agora preciso ver esse filme dos irmãos Coen...
    (e Kafka é outro da minha lista de autores favoritos)

    Um braço, meu querido.

    ResponderExcluir
  2. heuheuh

    Que bom que gostou, sempre fico feliz saber que alguem acompanha.

    Tentarei postar "O homem que não estava lá" mas é sempre complicado.

    abração e agradecido.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh falando em Kafka repare o "O Processo" na foto do topo do site. heheheh

    Abração.

    ResponderExcluir
  4. hahaha... não encontrei "O Processo" aqui - e olha que sou um tanto obsessiva por coisas do tipo "Onde está Wally".


    abraço.
    vanesa

    ResponderExcluir
  5. huAHuHAuHA

    na foto que esta uma bagunça no topo, o livro preto com um boneco de madeira amarrado é "O Processo". heheh Talvez não tinha visto ainda essa capa.

    Abração.

    ResponderExcluir

Formulário de contato