Olodum foi de inicio um bloco carnavalesco afro-brasileiro que representava os moradores do Pelourinho (Bahia) defendendo o direito de um grupo organizado, o que funcionou tão bem que Olodum se transformou em uma ONG que abrange hoje uma gama generosa de atividades como o "bando de teatro", "Escola Mirim de Percussão","Escola Olodum" e a "Banda Olodum" que alcançou prestígio em todo mundo, tendo como diretrizes o combate à discriminação racial, aos direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas e o estimulo ao orgulho de ser afro-Brasileiro.
A banda Olodum estourou na década de 90, lembro-me muito "piazote" escutando nas radias aquele tum-tum-tum-tum, no entanto, a pouco tempo resolvi escutar com atenção as letras do 1ºcd, e o que posso dizer? Excelente!!!
Em Egito Madagáscar as letras são destinadas a cultura africana e sua relação com Brasil, é um banho de cultura e história do povo negro.
As músicas tinham ainda engajamento politico em favor do desfavorecimento do negro e seus problemas sociais, na primeira musica do cd "Madagáscar Oludum" já clamavam pelo "Apartheid", lembrando que gravaram em 1997 e o Apartheid somente aconteceu em 1990 na Africa do Sul.
EGITO MADAGÁSCAR
Olodum
1987
Continental
Faixas
1 - Madagáscar Olodum (Rey Zulu)
2 - Salvador não inerte(Bobôco - Beto Jamaica)• Ladeira do Pelô (Betão)
3 - Olodum florente na natureza (Tonho Matéria)
4 - Raça negra (Walmir - Gibi)
5 - Um povo comum pensar(Suka)
6 - Arco-íris de Madagáscar(Tonho Matéria)
7 - Reggae dos faraós (Valter - Adailton)
8 - Faraó divindade do Egito (Luciano Gomes dos Santos)
9 - Encantada nação (Betão)
10 - Vinheta Cuba-Brasil (Bira Reis)
Baixe e conheça: Oludum - Egito Madagáscar 1987
3 Comentários
Sempre bom! E esse é o disco definitivo do olodum.
ResponderExcluirEsse realmente é muito bom, pena que não seguiram essa linha.
ResponderExcluirPostarei o Adão para você conhecer, Fabuloso!!!
Abração.
Vou compartilhar essa matéria sobre o compositor da música, muito interessante!
ResponderExcluirhttp://bahia.ba/entretenimento/especial-farao-30-anos-conheca-luciano-gomes-autor-do-hino-do-samba-reggae/